A lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma das piores lesões existentes para atletas e praticantes de atividades físicas. Podendo muitas vezes representar o fim da carreira esportiva do paciente.
Por isso a ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma das lesões mais temidas pelos praticantes de esporte e procurar formas de evitar essa lesão é uma estratégia válida.
Uma dúvida comum entre os pacientes é se existe uma rotina de exercícios que sirvam para evitar a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
Antes de falar sobre os exercícios com potencial de prevenir lesões é preciso reforçar que as lesões durante prática esportiva via de regra possuem caráter multifatorial e etiologia complexa.
Para evitar lesões é preciso considerar todos os fatores envolvidos no planejamento dos treinos.
Adicionar uma rotina de treinos preventivos específicos sem considerar aspectos nutricionais, planejamento e periodização, princípios de treinamento e condições de fadiga/descanso, provavelmente não terá o benefício esperado pelos pacientes e profissionais de saúde. Por isso é preciso ter um olhar global e uma abordagem holística do paciente.
Dito isso, é possível progredir e falar sobre exercícios específicos para a prevenção de lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
Podem ser adotados treinos de fortalecimento específicos e direcionados para o esporte alvo. Além disso, treinos:
- Neuromusculares específicos envolvendo equilíbrio
- Propriocepção
- Exercícios em plataforma instável
- Pliométricos
- de Agilidade.
Alguns programas de treinamento contendo uma rotina completa de exercícios podem ser encontrados com certa facilidade na Internet.
- FIFA 11+
- HarmoKnee Program
- Knäkontroll, entre outros
são programas validados em estudos científicos e que demonstraram benefício na prevenção da lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).