• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

Riscos de não operar uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

Conheça os riscos de cada decisão

Riscos de não operar uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

Riscos de não operar uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) 150 150 Iberê Datti

Normalmente a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) precisa de tratamento cirúrgico para permitir que o paciente retorne as suas atividades esportivas e recreativas sem restrição. 

Porém uma parcela dos pacientes opta por não passar pelo procedimento cirúrgico. Seja por questões pessoais, seja porque o joelho continuou estável e o paciente não apresentou limitações para realização das atividades desejadas. 

Mas alguns problemas podem ocorrer quando optamos por não operar o joelho após a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

Pacientes que não operam o joelho mesmo com o joelho instável estão em risco muito aumentado de novos episódios de instabilidade, falseio, e entorse do joelho. Em cada um desses novos episódios outras lesões podem acontecer e piorar o quadro. 

Além disso, sabemos que o resultado das reconstruções cirúrgicas tardias costuma ser pior do que o das reconstruções precoces. E que após cerca de 4 meses sem tratamento cirúrgico a incidência de lesão meniscal aumenta. 

Nos pacientes com duplo e triplo varo, além da sobrecarga do compartimento medial do joelho, ocorre também a insuficiência das estruturas laterais e posterolaterais do joelho. O tratamento desses casos costuma ser mais complexo e ter resultados menos previsíveis do que a reconstrução isolada do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).

Uma outra complicação que prejudica muito o paciente é a evolução para duplo-varo ou triplo varo. 

Alguns pacientes, mesmo que não tenham instabilidade inicialmente, apresentam sobrecarga da parte medial (de dentro do joelho) e evoluem com uma progressão importante em varo do joelho (joelho de cavaleiro). 

Conforme o varo aumentar o desgaste do compartimento medial piora e outras estruturas ligamentares necessárias a estabilidade do joelho também perdem sua função. 

Esses casos, de duplo-varo ou triplo-varo, são sempre de tratamento cirúrgico. 

O problema é que o tratamento cirúrgico dessas condições (duplo ou triplo-varo) é mais difícil e com resultado menos previsível. 

Procure um especialista em cirurgia de joelho para definir o melhor tratamento para o seu caso.

Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:

Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta