A reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) impede que por algum tempo o paciente pratique uma série de esportes. Umas das primeiras atividades que é possível retomar é a corrida.
Mas quando é possível voltar a correr?
Tempo não é o único e nem o principal critério para permitir o retorno a corrida.
Geralmente com cerca de 3 meses é possível começar a correr na esteira. Já para correr na rua, em ambiente controlado e terreno não acidentado esse tempo é de cerca de 4 a 5 meses.
Mas além do tempo alguns outros critérios devem ser observados:
- Melhora do inchaço (derrame articular) do joelho
- Não sentir dor no joelho
- Extensão completa de joelho
- Flexão completa de joelho
- Bom controle motor dos músculos da coxa
- Força de quadríceps de pelo menos 70% em relação ao contralateral
Idealmente, antes de voltar a correr você deve ter feito atividades que auxiliem na recuperação da capacidade cardiovascular. O mais comum é a bicicleta ergométrica, mas remoergômetro, “air-bike” e elíptico são outras opções para auxiliar nesse processo de treinamento aeróbico.
O retorno a corrida deve ser lento e gradual, inicie o processo com caminhadas curtas na esteira e em velocidade baixa. Vá aumentando a intensidade e o volume aos poucos, se necessário com treinos intervalados. O fisioterapeuta vai te ajudar nesse processo.
Após estar confortável correndo na esteira é possível correr em ambientes controlados e com terreno regular. Mas sempre tenha em mente que tentar acelerar as etapas da recuperação provavelmente não é benéfico.
Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:
Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta